Central Bombagem Incêndio e Reservatório Água de Incêndio

As centrais de bombagem de serviço de incêndio (CBSI) deverão ser construídas, instaladas e mantidas em conformidade com a Norma Europeia EN12845 ou NFPA20.

A CBSI é para uso exclusivo do socorro e deverá conter todos os equipamentos necessários ao seu funcionamento, controlo e sinalização, designadamente: bomba(s) principal(ais) e bomba de reserva, bomba equilibradora de pressão (jockey), controladores, válvulas de seccionamento, de retenção e válvulas de alívio de pressão, manómetros, pressostatos, caudalimetro e coletores.

A central de bombagem deverá possuir, no mínimo, uma bomba principal, uma bomba principal de reserva e uma bomba equilibradora de pressão (jockey). As bombas principais podem ser de acionamento elétrico ou diesel.

A bomba principal de reserva funcionará em caso de falha da bomba principal, pelo que estas deverão apresentar características idênticas. O arranque das bombas será feito por intermédio de pressostatos devidamente calibrados de forma a assegurar a adequada sequência de entrada das bombas e a sua paragem deverá ser apenas manual.

A bomba equilibradora de pressão (jockey) deve ter características diferentes às das bombas principais, isto é, ser de caudal inferior e altura manométrica superior. O seu arranque e paragem devem ser automáticos, comandados por pressostato.

RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARA O SERVIÇO DE INCÊNDIO

Uma fonte abastecedora de água do serviço de incêndio é a primeira componente de qualquer sistema de combate a incêndio que funcione com recurso àquele agente extintor.

Exceto em casos particulares que se encontram regulamentarmente definidos, as condições de pressão e de caudal dos sistemas fixos de extinção por água devem ser asseguradas por reserva privativa associada a uma central de bombagem de serviço de incêndio (CBSI).

A rede húmida deve, assim, manter-se permanentemente em carga, com água proveniente de um RASI, através de uma CBSI exclusiva.

O volume da reserva de água para serviço de incêndio (SI) e as características da CBSI devem ser calculados com base no caudal máximo exigível para a operação simultânea dos sistemas de extinção manuais e automáticos, durante o intervalo de tempo adequado à categoria de risco da utilização-tipo.